13 de mai de 20222 min

Como o voluntariado corporativo desenvolve competências e impacta a vida de mulheres

Em uma parceria entre a EDP e a ONG Cruzando Histórias, voluntárias e assistidas puderam desenvolver competências que beneficiaram suas carreiras

“Escutar é desafiador e ao mesmo tempo rico, quando deixo meus paradigmas de lado e busco entender a realidade da outra pessoa pra poder auxiliá-la da melhor forma possível”, é o que afirma Vanessa, funcionária da EDP. Ela foi voluntária como Escutadora em uma parceria da Cruzando Histórias com a EDP.


APOEI A CASA CH

Impulsione Sua Carreira, EscutAção e Mentorias


 
O Impulsione Sua Carreira com a EDP aconteceu em 5 ciclos e contou com a participação de 30 voluntárias Escutadoras e 5 voluntárias mentoras, totalizando 35 voluntárias, e impactou a vida de 138 mulheres.


 
As colaboradoras da EDP participaram do Impulsione Sua Carreira, um programa voltado para a empregabilidade de mulheres em maior vulnerabilidade social. O Impulsione conta com workshops, palestras, mentorias coletivas e o EscutAção. O EscutAção tem metodologia própria desenvolvida pela ONG, com impacto bilateral, capaz de desenvolver habilidades para os colaboradores da empresa parceira e para mulheres assistidas.

O EscutAção tem como objetivo acolher, oferecer escuta empática e orientação de carreira para mulheres que estão buscando recolocação ou em transição profissional. Por meio da escuta ativa, auxilia as mulheres a se sentirem autoconfiantes e acreditarem que são capazes de atingirem seus objetivos.

Competências desenvolvidas pelas voluntárias e resultados

As habilidades e competências desenvolvidas pelas voluntárias foram:

Empatia;

Comunicação consciente;

Capacidade de lidar bem com situações e sentimentos desconfortáveis;

Comprometimento social;

Inteligência emocional.

Resultado
 

A nota da avaliação geral de experiência de voluntariado no EscutAção foi de

9,9/10.

Observou-se uma expressiva melhora na energia e disposição das voluntárias. Houve uma diminuição de 43% entre aquelas que se sentiam esgotadas.

No indicador de empatia, o aumento foi ainda maior. Antes do EscutAção, 28% das voluntárias afirmaram que se sentiam muito empáticas. Depois do EscutAção esse número saltou para 49%.


 
Impacto na saúde mental das assistidas

Avaliação do EscutAção pelas assistidas foi de
 
9,8/10

E recebemos diversos depoimentos, sobre como o programa foi importante na recuperação da autoestima e como se sentiram mais confiantes para conquistar um emprego.

“Gostei muito da EscutAção. Um momento de acolhimento, incentivo, motivação. Às vezes tudo que precisamos é ter alguém que nos escute sem julgar, que nos ajude a refletir sobre uma situação por outro ângulo, e foi essa ajuda que recebi. Parabéns pelo trabalho incrível que vocês realizam, desejo muita luz a todas e que os projetos possam alcançar cada vez mais mulheres! Obrigada pela oportunidade!”.
 
Daiane

O projeto, além de favorecer a melhora na saúde mental das mulheres assistidas, também trouxe retorno relevante com aumento de renda e de recolocação profissional, 48% das mulheres aumentaram suas rendas e 29% conquistaram um novo emprego.

Confira o relatório completo

Apoie projetos na Casa CH
 
parceria@cruzandohistorias.org