top of page

[tech] Programas que apoiam a presença feminina no mercado de tecnologia

Como grandes empresas em parceria com a Cruzando Histórias estão transformando o cenário


As carreiras em tecnologia têm cada vez mais projeção no mercado de trabalho. Apesar da pandemia trazer inúmeras crises, a necessidade de quarentenas fez muitas empresas acelerarem os processos de transformação digital, o que trouxe oportunidades para muitas pessoas.


Segundo o estudo da PageGroup, os cargos em alta em 2021 em tecnologia são:

DPO (Data Protection Officer); Gerente de Cyber Security; Especialista em Cloud; Gerente de Data Science; Desenvolvedor de Games; Analista de Business Intelligence, Dados e Automação; Especialista em Segurança Digital e Infraestrutura; Desenvolvedor Web (Back/Front) - Java, PHP, C# e Analista de UX e UI.

A área manteve um crescimento constante em 2020. Das vagas abertas remotamente, 20% foram para cargos de tecnologia, aponta o LinkedIn em estudo. Apesar do cenário otimista, a realidade para as mulheres da área ainda não tem o mesmo tom. Estereótipos e preconceitos tornam a jornada da mulher mais turbulenta.

No Brasil, segundo pesquisa realizada pelo IBGE em 2020, apenas 20% dos profissionais que atuam no mercado de TI são mulheres. No mundo todo, o setor de tecnologia é um dos mais díspares no quesito equidade de gênero.


Saiba como a Cruzando Histórias e empresas do setor privado estão mudando esse cenário

Woman Tech

O Woman Tech é uma trilha que faz parte do Costura do Sonho da Cruzando Histórias. Com apoio da Recode, organização da sociedade civil que estimula o empoderamento digital, e com patrocínio da Clicksign, empresa brasileira pioneira em tecnologia para assinaturas eletrônicas. O Woman Tech oferece formações assistidas em Ferramentas Digitais, Tecnologias para o Futuro e Programação. O projeto também possui orientação de carreira e psicoterapia breve, além de workshops e mentorias do programa. O Woman Tech atende atualmente 36 mulheres. Neste momento, o projeto está com inscrições fechadas.

Hora de recomeçar: Conheça o projeto Back to Work

Com patrocínio da Amdocs, multinacional do setor de tecnologia, o Back to Work é uma jornada de atualização e desenvolvimento para mulheres que querem regressar para o mercado de trabalho. O projeto visa atender mulheres que possuem alguma formação ou experiência em tecnologia.

O programa é online e gratuito e ao todo terá cerca de 28 horas. O Back to Work, abrange workshop de empregabilidade online, seguido por uma etapa de acolhimento psicológico e mentoria de carreira, e também contará com o time de especialistas da Amdocs que disponibilizará um curso de reciclagem em habilidades-chave para profissionais de TI, além de workshops com a equipe de recrutamento da empresa. Ao final, o perfil profissional de todas as mulheres será disponibilizado numa ‘Vitrine de Talentos’, para que as empresas parceiras da Cruzando Histórias possam visualizar os perfis dessas mulheres.

As inscrições estão abertas até dia 30 de maio de 2021. Serão selecionadas 20 mulheres. Um diferencial é morar na região de São Carlos no estado de São Paulo, onde a Amdocs tem um centro tecnológico e de operações.



Comments


bottom of page