“A gente passa a vida esperando ser reconhecida pelas pessoas, mas, minhas batalhas me ensinaram que, antes de tudo, a gente precisa reconhecer o próprio valor. Eu acredito no meu potencial!”

Vanessa Ferreira da Silva, 38 anos, São Carlos, SP.


“Trabalhei por 20 anos em uma empresa e sou muito grata por tudo que aprendi. Comecei como assistente administrativa, aos 15 anos, e agarrei a chance de crescer e me aperfeiçoar como profissional. Atuei em várias posições: assistente comercial, logística, secretária executiva e terminei como gerente administrativa. Foi nessa jornada que conheci e me apaixonei por números e cálculos: o fascinante e complexo mundo da gestão financeira! Como secretária também pude desenvolver outra paixão: o meu trabalho de organizadora, vou falar disso mais para frente. Bem, depois de um longo relacionamento, saí desse emprego e fui encarar o mundo e meus limites sozinha.


Estou sem trabalho formal há sete anos. Faço bicos, presto serviços, fecho projetos, sou profissional autônoma e me viro. Também sou mãe solo, tenho um menino maravilhoso! Somos só nós dois há 230 km de distância da família. Ele é minha prioridade, a minha força, a razão que me faz levantar da cama e jamais pensar em desistir! Ser mãe e autônoma 100% do tempo, sem suporte e renda fixa, é difícil, cansativo, mas faço o melhor com o que tenho. E agradeço por ter um filho compreensível, independente, um parceirinho que já entendeu a rotina puxada da mamãe. A gente se ajuda.


Com o tempo, também encontrei o meu esquema de trabalho: preciso só de computador ou celular e internet. Do resto, pode confiar que eu dou conta! Faço gerenciamento de projetos, acompanhamento de vendas, conciliação bancária, enfim, tudo que possa ser feito online.  E quando digo que dou conta é porque me comprometo e só paro de trabalhar quando estiver pronto! Sou rápida, autodidata, uma excelente administradora. Gosto de trabalhar em time, sou comunicativa, otimista e tenho um instinto natural para liderança. Sou extremamente organizada e entrego além das expectativas! Tenho formação em contabilidade, muita experiência na área e sei como uma excelente gestão de empresa deve ser.


Ano passado uma amiga enfatizou o quanto a minha habilidade para organização poderia também ajudar outras pessoas a se organizarem. E não é que ela tem razão? Eu sou a pessoa que embala caixas de sapato para armazenar e organizar objetos. Aponto todos os lápis de cor antes de começar a atividade escolar do meu filho. Sempre arrumo o ambiente antes de começar uma atividade. Minha amiga reconheceu minhas qualidades mas, a partir disso, passei a me valorizar mais também. Ofereci meus serviços como ‘personal organizer’ e já arrumei cinco guarda-roupas! O resultado foi incrível: mais qualidade de vida para meus clientes, uma possibilidade de negócio para mim! É um projeto em desenvolvimento.


Sinto que estou em um momento muito importante. Os últimos 10 anos foram de muitas perdas financeiras e emocional, mas também me fizeram aprender e ressignificar muitas ideias. A decisão de agora é que não quero mais sobreviver, quero um emprego onde eu possa compartilhar tudo o que tenho de experiência e talento! Tenho paixão pela minha profissão, sou encantada em fazer contato com bancos, financeiras, clientes e fornecedores. Sou muito boa em análises complexas, sei como otimizar processos e garantir que tudo esteja pautado na ética e na verdade. Tenho espírito colaborativo, foco, palavra e encaro muito bem um desafio!


A gente passa a vida esperando ser reconhecida pelas pessoas, mas, minhas batalhas me ensinaram que, antes de tudo, a gente precisa reconhecer o próprio valor. Hoje eu estou aqui para dizer: eu acredito no meu potencial e busco oportunidades!


Em entrevista para Lígia Scalise.

whatsapp
whatsapp

Grupos de Networking

Grátis
PROJETOS
Newsletter

Receba as novidades da CH

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

© 2017-2020 Associação Civil Cruzando Histórias - 30.745.930/0001-35

Fale Conosco