top of page
Vitrine de Talentos

Aline Araujo Caetano

Artes - Arquitetura - Design

São Paulo

São Bernardo do Campo

Objetivo Profissional

Objetivo Profissional

Gostaria de uma oportunidade na área de animação, seja em 3D ou 2D. Meu portfólio é para áreas de Color Designer e Animação 2D.

 

 

Sim

Disponibilidade para mudança:

Sim

alineacaetano.96@gmail.com
Aline Araujo Caetano

Trajetória Profissional

Comecei trabalhando como jovem aprendiz na área de administração, depois como representante comercial e até mesmo em eventos para custiar minha faculdade. Fiz estágio na área de designer no partido do PDT, abri uma agência, onde atendo pequenas empresas, trabalhei como animadora 3d para realidade aumentada e depois como colorista para uma longa metragem.

Conheça minha história

Olá, meu nome é Aline e minha história é sobre arte.

 

Sempre gostei do mar, pois meus avós são do litoral de paulistano, decidi fazer biologia marinha, depois de alguns anos, consegui uma bolsa e um fiador, vendia trufa para pagar o restante. No meu segundo semestre eu bombei em todas as matérias, mas decidi continuar e tentar refazer no próximo semestre, até que descobri que nem tudo o que gostamos, somos realmente bons. Decidi trancar a faculdade e começar em algo que sempre foi levado como hobbe, comecei na faculdade de designer de animação, porem sem bolsa, depois de anos fazendo enem e vestibulares, achei que iria conseguir custiar sozinha.

 

Continuei vendendo trufa na faculdade, fiz o pravaler, o custo era bem alto mas continuei trabalhando para pagar e consegui terminar a faculdade trabalhando como designer, apesar de ser bom, eu ganhava um sálario mínimo e não era minha área. Como todos da faculdade eu não consguia fazer um estágio para ganhar apenas 400 reais ou até de graça, para depois o studio decidir ser iria contratar ou não.

 

Então não consegui iniciar uma carreira na área, abri uma agência com meu ex namorado, onde eu fazia a gestão e social media, porém depois de um ano ganhando um bom sálario, decidi sair do partido já que a agência estava dando certo e eu estava tocando ela sozinha, durante anos fui a única mulher na equipe do partido e não gostava de algumas situações que passei. Um mês depois consegui meu primeiro frella na área de animação 3D, onde tive um burnout e conversando com o animador anterior, vi que ele saiu por conta da mesma situação.

 

Fiquei trabalhando 3 meses nessa local junto com a agência, com medo de não conseguir pagar a faculdade comecei a trabalhar como atendente na lojinha da minha mãe, como era na garagem de casa, era "confortável", porem comecei a perder clientes na agência e ter dificuldade para pagar a faculdade, por ter feito pravaler, eu pago ainda 1200 mensais mesmo que tenha terminado a faculdade em 2021, vou pagar esse valor até 2027.

 

Hoje me encontro na situação de não conseguir me mudar, pois o valor que pago de faculdade é quase de um aluguel, são dois empregos, então fica sempre mais difícil focar. Mas me vejo presa, onde não aguento mais trabalhar nem morar com minha mãe e continuo fazendo testes e testes na área. Mesmo por indicação, onde passo dias fazendo o teste sem nem mesmo o studio passar o sálario que vamos ganhar, o último passei por 3 fases, com 3h de reunião nas duas primeiras e depois um teste de quase 2 dias, levando 45min por desenho e eram 24 desenhos, pra no final o local falar que a linhas estavam um pouco trêmulas ou minha mesa não era adequada.

 

Tem sido extremamente frustrante e eu só queria uma oportunidade de fazer um bom trabalho. Sempre me esforcei para não trazer preocupações e dar o meu melhor. Gostaria de um emprego que me ajudasse a sair da atual condição que estou, consegui me mudar e sustentar.

 

Viver de arte e animação é um desafio no Brasil, mas quero continuar tentando.

 

Obrigada por ler minha história.

img_ch_icon.png

Outras iniciativas da Cruzando Histórias nas quais participou:

bottom of page