Vitrine de Talentos

Leticia Meneses dos Santos

Educação

São Paulo

São Paulo

Objetivo Profissional

Objetivo Profissional

Meu maior objetivo é poder atuar em minha área de formação, como professora de História para ensino fundamental II e ensino médio. Crescer também na carreira, me especializar e poder dar aulas em universidades.

Não

Disponibilidade para mudança:

Não

lemeneses22@hotmail.com
Leticia Meneses dos Santos

Trajetória Profissional

Comecei a trabalhar em trabalhos voluntários, ainda na infância, em grupos de conversa em asilos e teatro amador de uma entidade de São Paulo. 


Logo após me formar no ensino médio, em 2010, começei a trabalhar em um negócio familiar como atendente e caixa de uma pequena Rotisserie. Devo dizer que aprendi muito sobre como lidar com pessoas, algo que realmente foi de grande importância, mas ainda não era exatamente o que eu queria fazer da minha vida. Ainda assim estava indecisa e consegui com muita dificuldade pagar alguns semestres da faculdade de Letras, a qual infelizmente não consegui dar seguimento.


Em 2016 iniciei um curso técnico, de cuidador de idosos e consegui nova colocação como atendente de balcão de delivery, trabalho este que durou mais ou menos um ano. Ao me formar no curso técnico em questão, ainda tinha dúvidas se era realmente o que eu queria, pois sempre tive vontade de atuar na educação. Fiquei sem emprego por mais ou menos quatro anos, nos quais realizei mais trabalhos voluntários, em uma ONG da zona norte de São Paulo. Já durante minha formação universitária, atuei no auxílio da implementação de uma biblioteca comunitária por esta mesma ONG e, também por ela, auxiliei em um projeto de escuta histórica, no qual era responsável por coletar lembranças dos moradores locais sobre suas vivências em tal bairro.


Na pandemia, consegui me formar na faculdade de Licenciatura em História, contudo, por causa do tempo em que vivemos não tenho conseguido uma colocação em minha área e comecei por conta própria um pequeno negócio de venda de bijuterias feitas em uma técnica japonesa chamada Kumihimo, a qual aprendi de maneira auto didata.


Hoje ainda acalento o sonho de trabalhar em minha área, assim como tenho vontade de estabelecer melhor o meu negócio.

Conheça minha história

Sou filha única, nascida depois de muitas dificuldades de meus pais para poderem gerar um filho. Nasci de seis meses, seis anos depois da morte do primeiro bebê de meus pais. O meu nascimento em si foi difícil, minha mãe teve pré-eclâmpsia e tive que nascer em menos de dez minutos, caso o contrário, eu e ela correríamos risco de vida. 


Nasci também, por conta destas mesmas dificuldades, com uma condição conhecida como Laringotráqueomalácia, na qual a laringe não é completamente formada e, por conta disto, tive que realizar uma traqueostomia com dias de vida. Os médicos desacreditaram minha família por conta de tais condições, mas meus pais não desistiram e eu sou muito grata a eles por isso. Até que um dia, alguém da equipe do hospital em que eu estava disse que eu estava respirando sozinha sem dificuldades e por conta desta história em si já me considero uma vencedora!

 

img_ch_icon.png

Outras iniciativas da Cruzando Histórias nas quais participou:

Impulsione sua Carreira, Impulsione Paulistanas