top of page
Vitrine de Talentos

Luciana Gazeta

Gestão

São Paulo

Sorocaba

Objetivo Profissional

Objetivo Profissional

Busco oportunidades na área de Compliance e Riscos e Recursos Humanos

Não

Disponibilidade para mudança:

Não

lucianaart1@yahoo.com.br
Luciana Gazeta

Trajetória Profissional

Iniciei no comércio familiar quando adolescente e aos 17 anos tive o meu primeiro registro e foi trabalhando que aprendi a gostar do que iria fazer na faculdade.

 

Me formei em ciências contábeis e atuei na área de controladoria, finanças, auditoria, administração de pessoal, por mais de 15 anos. Fiz um MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV e durante a minha jornada passei por empresas nacionais e multinacionais dos mais diferentes segmentos, como metalúrgica, comunicação visual, embalagem, automação, agroquímico, varejo de alimentos e bebidas.

 

Tive oportunidade de construir áreas desde a definição da estratégia até a construção de times e também de estruturar áreas em funcionamento.

 

A consolidação do meu trabalho se deu com a importante premiação do Selo Agro + Integridade do Ministério da Agricultura por 3 anos consecutivos à partir de 2018, que consiste em certificar empresas que tem um alto padrão de governança e programas de integridade e ética que atendam todas as partes interessadas.

 

Na minha última jornada fiquei por 13 anos na companhia do ramo agroquímico, cultura japonesa, onde eu tive a oportunidade de transitar por Controladoria e Finanças, estabelecer uma área de Compliance e Riscos, estruturar área de RH e Supply, além de dirigir duas empresas do grupo do ramo de Turismo e Seguro.

 

Também fui membro do conselho fiscal das empresas investidas e investidoras, além de apoiar a mudança da governança para profissionalizar o conselho da companhia.

 

Liderei equipes com mais de 90 pessoas com 17 diretos, conduzi projetos de sensibilização de risco desde a alta direção até atingir todos os níveis.

 

E para finalizar, tive oportunidades e vivências internacionais, na américa do norte, europa e Ásia.

Conheça minha história

Olá, eu sou a Luciana paulista, filha caçula de três, de Moacir e Lurdes, mãe do João Miguel e da Maria Theresa, casada com Paulo.

 

Desde pequena gostava de acompanhar meus pais na feira e muito antes da minha vida adulta, meus pais me deram a oportunidade de eu aprender a ter a minha independência financeira.

Eu vendia frutas e bibelôs para casa e com esse ganho eu gostava de investir nos meus estudos, porque acreditava que a melhora na minha vida e dos meus pais, seria por esse caminho.

 

Minha irmã e minha cunhada me pagavam um extra quando eu cuidava das minhas sobrinhas e isso me ajudava com o curso de inglês.

 

Passaram-se 5 anos nessa vida e aos 17 eu tive o meu primeiro registro oficial, que me encheu de orgulho. Mal sabia que seria trabalhando que escolheria a minha graduação.

Pois é, o meu trabalho me influenciou na minha graduação de ciências contábeis e posteriormente no meu MBA de Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria.

Eu sempre tive prazer no trabalho, pois sempre ganhava pílulas de aprendizado, essa era minha motivação.

 

Os anos se passaram e a vida adulta chegou.

Aos 25 anos eu resolvi sair do meu primeiro emprego para arriscar outros ares e com isso saí de casa para morar em Sorocaba e trabalhar em outro lugar.

Tempos difíceis e cheios de desafios, mas como foi bom ter tido essa oportunidade. Me fez crescer, dar mais valor para minha família e querer conquistar sonhos maiores.

 

Resolvi aos 28 anos que iria fazer um mochilão econômico para Europa para passar pelo menos 30 dias e conhecer os países que sonhava.

Me planejei, guardei minhas economias, escolhi os abrigos mais baratos e fui! Com muita insegurança, mas amei!

Tive a oportunidade de utilizar os meus aprendizados na língua inglesa, conhecer muitos países europeus, além da história daqueles lugares que me inspiraram.

 

Meu pai, sempre foi um torcedor assíduo por mim e um parceiro que a vida me deu. Ele sempre me inspirou e a minha mãe sempre foi general. A mistura dos dois me moldou em tantas coisas e com certeza muito do que sou hoje, foi por essa influência que tive.

 

Eu trabalhei em finanças, controladoria, auditoria, compliance, administração de pessoal, por mais de 17 anos e toda essa trajetória me trouxe aprendizados únicos, que se consolidaram com premiações superimportantes como Selo Agro + Integridade do Ministério da Agricultura, que reconhece empresas com alto padrão de governança e integridade e ética que atenda as partes interessadas por 3 anos consecutivos desde 2018.

 

Na minha jornada, tive que me dedicar, ter algumas doses de coragem e ousadia para chegar a posição executiva, preservei minhas raízes, o que me ajudou na construção de times e alcançar os resultados através do compromisso das pessoas que trabalharam comigo.

 

A minha experiência me levou a lugares que eu nunca imaginava navegar, o que me trouxe motivação para permanecer em empresas por muito tempo.

Por exemplo na minha última passagem fiquei por 13 anos e passei por controladoria, contábil, custos, fiscal, compliance e riscos, auditoria, recursos humanos, compras diretas e indiretas, direção de duas empresas do grupo do ramo de turismo e seguros, enfim, muita contribuição e aprendizado durante esses anos.

 

A experiência financeira me ajudou a racionalizar muitos projetos subjetivos e colocar em prática o uso de indicadores que me norteavam para decisões na minha vida e decisões de estratégia empresarial.

 

Resultados importantes conquistados durante esse período: Economias significativas de milhões por correção de erros sistêmicos, estabelecimento de controles internos, gestão de orçamento de área, bom relacionamento com órgãos governamentais, obtendo apoio em pautas sócio econômicas para a companhia e região, melhoria de avaliação qualitativa da área de RH de 40% para 97%, drástica redução com gastos na contratação de executivos, através de estruturação de equipe interna, gestão de investimento junto a área de compras, entre outros.

 

Desde maio de 2020 eu estava pensando em tirar um tempo para mim e para minha família, visto que estava sem parada desde 1997 (24 anos).

No entanto meu último gestor pediu que eu ficasse para ajudar a trazer pessoas que assumissem as áreas que eu geria.

 

Em agosto de 2020 conseguimos finalizar duas contratações e me pediram para estruturar mais uma área da empresa. No entanto, pedi que fosse com prazos definidos para que eu pudesse dar sequência nesse período de oxigenação.

E assim aconteceu, em Mar/21 eu saí da empresa para pensar nos meus desafios e o que gostaria de fazer.

 

Como nem tudo que planejamos é controlável, logo que saí da empresa fomos atropelados por um problema de saúde que se estendeu até agosto/21 e graças a Deus, as coisas estão voltando para o eixo novamente.

 

Com isso estou em busca de uma oportunidade onde eu possa impactar e também ser impactada por essa companhia.

 

Atualmente tenho um empreendimento com a família já a 12 anos, que estou dando assistência administrativa, financeira, RH e estratégia de negócio.

 

Meu objetivo é voltar para o mercado de trabalho e atuar em áreas como Compliance, Riscos e RH.

 

Foi um prazer escrever sobre minha história para você no CH.

 

Até breve!

img_ch_icon.png

Outras iniciativas da Cruzando Histórias nas quais participou:

EscutAção Arkema, Impulsione sua Carreira

bottom of page