top of page

Cruzando Histórias faz ação por saúde mental na Sé em Dia da Saúde da Mulher

Por Sttela Vasco


No dia 28 de maio é celebrado o Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher e, para celebrar tal data, que inclui saúde mental, a Cruzando Histórias, em parceria com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, STM, realizou uma ação de acolhimento gratuito psicológico para mulheres na estação Sé, da linha 3-vermelha do metrô.


Com um posto temporário montado logo após a catraca, a ação reuniu parte do time da Cruzando e voluntárias para oferecer acolhimento psicológico gratuito breve na estação e também explicar os serviços da organização e convidar às transeuntes para conhecerem a Casa CH e o que oferecemos nela.


Idealizadora da ação e gerente do EscutAção, Jéssica Sano foi responsável por recepcionar quem passava pela área, além de coordenar a ação como um todo. "O dia é sobre a saúde da mulher como um todo, mas é fundamental falar sobre saúde mental, já que ainda existe muito preconceito e estigma em cima da questão", afirma.


A ação aconteceu das 12h às 15h, período breve frente à demanda desse tipo de serviço, mas nos permitiu ter contato com as mulheres, entender suas necessidades e como é possível oferecer algum tipo de apoio ainda que durante alguns minutos.

Eu não achei que poderia encontrar algo assim no metrô, mas foi bom. Nós precisamos muito e é difícil achar de graça. - Depoimento anônimo de uma das atendidas

"Ampliar o acolhimento psicológico é um dos grandes desejos da Cruzando Histórias. Como ainda não é possível, é muito gratificante para nós ter a chance de poder apoiar essas mulheres em meio ao dia a dia, que pode ser especialmente difícil", comenta Jéssica.


A Cruzando Histórias oferece acolhimento psicológico gratuito online. As vagas abrem sempre às sextas-feiras e é preciso fazer o agendamento.




o dia da saúde da mulher:


O Dia Internacional da Ação pela Saúde da Mulher é uma data que surgiu em 1987, durante uma reunião dos membros da Women's Global Network for Reproductive Rights, WGNRR, (ou Rede Global das Mulheres para os Direitos Reprodutivos, em tradução livre), na Costa Rica. Desde então, 28 de maio tem sido reconhecido internacionalmente como dia de conscientizar sobre questões ligadas à saúde da mulher, e atividades são realizadas em todo o mundo por grupos de mulheres e de saúde.


confira como foi a ação:



🚨 A sua empresa pode fazer parte de ações que empoderam e apoiam mulheres! 🚨


Como ser voluntária na Cruzando Histórias?

🤝 Basta se cadastrar pelo site, entrar na nossa comunidade e acompanhar nossas atualizações! Voluntariado CH!


Como repassar vagas para a Cruzando Histórias?

📲 O nosso WhatsApp está aberto para oportunidades! (11) 91013-3337



Comments


bottom of page