A iniciativa, que segue a metodologia de atendimento elaborada pela ONG, ensina como conduzir conversas difíceis com quem foi vítima das enchentes
Acompanhando a difícil situação que moradores do Rio Grande do Sul têm vivido por conta das enchentes, a Cruzando Histórias está oferecendo gratuitamente o treinamento EscutAção, para que qualquer pessoa possa se sentir mais bem preparada para conversas difíceis. A metodologia, desenvolvida pela organização, não é um acolhimento ou acompanhamento psicológico, mas uma forma de auxiliar quem deseja apoiar de alguma maneira, mas não sabe como conduzir esse tipo de diálogo.
"Juntamos toda a nossa experiência em atendimentos sociais e, após avaliar como poderíamos ajudar verdadeiramente dentro das nossas possibilidades, entendemos que oferecer o EscutAção para quem desejasse acolher esse público e estivesse próximo a ele seria o melhor caminho", comenta Jéssica Sano, gerente de projetos e psicóloga na ONG.
Se você está atuando diretamente no cuidado com as pessoas socorridas, seja como voluntário ou como familiar, e muitas vezes não sabe como conversar de maneira eficaz com essas pessoas, acha que por não ser um profissional especializado não tem a capacidade de fazer uma escuta da maneira correta, esse treinamento poderá te ajudar.
O conteúdo do EscutAção está dividido em sete vídeos breves, que abordam as seguintes temáticas: comunicação não violenta, escuta empática e acolhimento e orientação à mulher vítima de violência. Ainda que seja aconselhável que as vítimas tenham acompanhamento profissional, entendemos também que oferecer apoio é um papel coletivo.
Para fazer o treinamento, basta acessar a página EscutAção Rio Grande do Sul, preencher a ficha cadastral e assistir aos vídeos. Estamos abertos para tirar dúvidas e explicar mais sobre a metodologia, se necessário.
Comments