top of page

Autoconhecimento: comece agora!

Atualizado: 28 de fev. de 2021

Se conhecer é parte fundamental da sua jornada de recolocação.


Todo mundo já ouviu falar sobre autoconhecimento, mas nem todos confiam no poder dele. Mas te peço agora: confie! O autoconhecimento é a compreensão profunda de si mesmo. Um exercício diário que não tem uma conclusão, respostas prontas ou erros e acertos.

Se conhecer implica em celebrar pontos positivos, acolher e integrar pontos negativos. E como isso se aplica no desenvolvimento de uma carreira ou no meu processo enquanto empreendedora?


A IMPORTÂNCIA DE CONHECER A PRÓPRIA HISTÓRIA

Aqui na Cruzando Histórias trabalhamos para que todos repitam: Minha história tem valor! O autoconhecimento é uma ferramenta essencial no desenvolvimento da história que se quer contar sobre a própria vida. Mas também parte crucial durante o desenvolvimento de uma carreira. Saber quais são suas qualidades, fraquezas e o que faz brilhar seus olhos pode ser um diferencial durante o processo seletivo ou na escolha no que empreender.


Na Carreira

Estude a vaga e a empresa, com antecedência. Pegue papel e caneta e escreva, em ordem cronológica, todas as experiências profissionais e pessoais que te ajudaram a desenvolver as habilidades e competências necessárias para a vaga.

Fale sobre você e seus objetivos, mas sempre gerando conexão com a oportunidade que está almejando. Leia mais sobre a importância da sua história no nosso ebook: Sua História tem Valor.


Empreendendo

Quais problemas estão à sua volta? Empreender é resolver problemas. Identifique-os e traga seus talentos para a mesa.

Busque essa relação entre o que você é boa e o que as pessoas pagariam para ter.


Como se autoconhecer

Podemos aplicar várias maneiras. E existem diversos testes online que podem oferecer uma base para o autoconhecimento. Como, por exemplo, o teste das 16 Personalidades que é gratuito.

Outro exercício vem da área de marketing, a análise SWOT, ou para muitos autores FOFA, onde se analisa suas fraquezas, oportunidades, forças e ameaças do ponto de vista profissional. A partir disso, é possível identificar possíveis pontos de melhoria e explorá-los.



Diagrama da Análise SWOT. Forças: formada por pontos positivos com influência interna. Oportunidade: pontos positivos com influência externa. Fraqueza: pontos negativos com influência interna. Ameaças: pontos negativos com influência externa.
Análise SWOT

Saiba Mais:


Escrito por: Fernanda Oliveira https://www.linkedin.com/in/effe/

留言


bottom of page