top of page

"Cuidar de um filho por 20 anos também é liderança", diz Raquel Tetti em palestra

Quando falamos em liderança, é muito comum pensarmos que se trata somente de cargos dentro de uma empresa. "Liderar equipes, ser gerente, coordenar algo", são algumas das suposições feitas quando falamos sobre o tema. No entanto, ser e ter características de um líder não tem necessariamente relação com o ambiente de trabalho.

O encontro reuniu mulheres para falar sobre liderança feminina
O encontro reuniu mulheres para falar sobre liderança feminina

E esse foi o tema da palestra "Liderança Feminina", com a Raquel Tetti, que aconteceu no dia 27 de abril virtualmente. Nela, a especialista em carreira fez uma provocação: quantas das mais de 40 participantes se sentiam líderes. Quase todas responderam que, não, não sentiam que poderiam se nomear dessa forma.


Tenho uma novidade para vocês: todas as mulheres são líderes. Pense em uma vez que alguém disse que você inspirava, você foi líder - Raquel Tetti

Durante a conversa, Raquel elencou as principais qualidades encontradas em um líder e como elas se apresentam no nosso dia a dia. São elas:

➔Ter empatia;

➔Ser resiliente;

➔Espírito de grupo;

➔Desenvolver pessoas;

➔Criar ambientes seguros;

➔Gerar bons relacionamentos;


Para fazer com que as participantes enxergassem momentos de suas vidas em que utilizaram tais qualidades, a especialista trouxe algumas questões como: quando alguma emoção sua te ajudou a ir além ou ajudou alguém a se movimentar com relação a algo que tinha dificuldade? ou compartilhar uma experiência na qual você conectou pessoas, desenvolveu alguém ou ofereceu apoio.


Em meio às conversas, algumas mulheres lembraram, por exemplo, da maternidade. "Eu me dediquei ao cuidado do meu filho por 20 anos", comentou uma, ao que Raquel respondeu que "cuidar de um filho também é liderança", afinal, é preciso perceber e solucionar problemas, ouvir, ter empatia e abraçar responsabilidades.


"Eu aprendi a fazer trabalhos considerados 'para homens' e hoje tenho as minhas próprias ferramentas e ajudo minhas amigas em suas casas", ponderou outra, mostrando nisso uma forma de desenvolver novas habilidades e utilizá-las não apenas em benefício próprio, mas como algo que ajude outras pessoas.


Muitas vezes nos enxergamos com menos capacidade do que realmente temos, mas é preciso lembrar que diariamente enfrentamos situações que demandam posicionamentos de liderança, seja no amparo a alguém, mudar o rumo de sua vida, enfrentar uma separação ou se flexibilizar para conseguir se adaptar perante a alguma mudança.


"Há uma líder que está escondida em você, em todas nós", comentou Raquel. E não poderia ser mais verdadeiro.


❗ Se sentindo perdida em relação a sua carreira? Então, marque um horário no EscutAção Online: Orientação de Carreira, com a Raquel Tetti. É uma sessão para MULHERES desempregadas, sendo um encontro individual e gratuito com duração de 60 minutos no online.

留言

評等為 0(最高為 5 顆星)。
暫無評等

新增評等
bottom of page