top of page

5 dicas de planejamento para começar o seu ano

Ano-Novo chegando significa uma coisa: metas e desejos para o próximo ano. Pensamos no que queremos, o que podemos fazer de diferente, colocamos objetivos. No entanto, não é raro que cheguemos ao fim do ano (de novo) sem ter alcançado parte do que gostaríamos. Que tal mudar isso? Para ajudar, separamos 5 dicas de planejamento para começar o ano que vem da melhor maneira, confira!


ANALISE O QUE PASSOU

O primeiro passo é o mais óbvio, porém, mais importante: dê uma pausa e observe o que passou. Como foi o seu ano? O que você fez? Aqui é válido fazer uma lista ou anotar conforme você for lembrando. Quais pontos você acha que precisam ser melhorados? O que deu certo? Essa é uma maneira de entender o que é possível ser feito de maneiras diferentes para que o ano seguinte saia mais alinhado ao que você planejou.


TUDO NO PAPEL


O que você pretende alcançar nesse próximo ano? Quais são os seus desejos? Esse é o momento de explorar possibilidades. Não ignore nenhuma opção, essa é a hora em que tudo é válido. Aprender um novo idioma? Tirar aquele curso de Excel da gaveta? Fazer aulas de dança? Anote tudo, não deixe nada escapar.


PRIORIZE E ORGANIZE


Agora que você teve essa chuva de ideias, é hora de colocar prioridades e organizar. Pense primeiro sobre qual é o seu grande objetivo para o próximo ano? É a partir dele que você vai desenhar todo o resto. Reflita sobre quais opções fazem mais sentido quando você pensa em alcançá-lo e ponha em ordem de mais para menos importante, isso vai ajudar até mesmo a se organizar financeiramente (se for o caso) e tornar mais fácil a decisão de o que é possível fazer quando.


ALINHE Expectativas


É normal quando fazemos planos ficarmos entusiasmadas e querermos concretizar tudo. E isso é ótimo! Afinal, serve como motor para que possamos alcançar nossas metas, porém, é preciso alinhar nossas expectativas para não gerar frustrações depois. Pense sobre quais desse planos você não quer deixar de fazer de jeito nenhum e lembre-se que imprevistos podem acontecer. O importante é você estar organizada e ter ideia do que busca. A partir daí, o que ou como acontecer vai depender de outros fatores que estarão dentro e fora do seu controle. O importante é tentar!


COMO VOCÊ FARÁ ACONTECER?


Ok, todos os passos dados, é hora de pensar: o que você fará para que tudo isso aconteça. Quais mudanças você está disposta a fazer? Quais são os caminhos? Você precisará da ajuda de alguém? Esse é o momento de pensar na parte prática, entender quais passos serão necessários, qual o investimento (se houver), quanto tempo, se precisará de outras pessoas ou algum de tipo apoio.


Pode parecer trabalhoso, mas cada um desses passos vai ajudar muito na hora de planejar o próximo ano e ir em busca do que você deseja.


Feliz Ano-Novo!

bottom of page