Carreira e maternidade: os desafios e sobrecargas das mulheres no mercado de trabalho
- Jessica Naur

- 22 de ago.
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de ago.

Ser mulher e ser mãe é uma barra pesadíssima!Carregamos, desde sempre, responsabilidades que nos foram impostas sem consentimento — uma carga que impacta diretamente nossas vidas, por mais que lutemos para mudar essa realidade, como a batalha pela remuneração do trabalho de cuidado.
E quando essa mulher é mãe e trabalha fora, o peso dobra. Muitas se veem em um cenário desesperador e solitário, já que a maioria não conta com uma rede de apoio efetiva para dividir as demandas de forma justa — mesmo quando existe um parceiro ao lado. E se já é difícil assim, imagine sob a ótica das mães solo? Um trabalho de três, quatro pessoas, concentrado em apenas uma.
Além disso, há a dificuldade de se recolocar no mercado depois da maternidade ou de conquistar um cargo durante a gestação. Sem falar nas cobranças descabidas dentro do trabalho, como se uma mãe não fosse capaz de entregar resultados só porque tem um filho. E os famosos comentários seguem: “Com quem você vai deixar seu filho para vir trabalhar?” — perguntas que sabemos bem não serem feitas aos homens.
Todos esses desafios — e tantos outros — fazem parte da realidade das mulheres. E muitas vezes, o que precisamos é apenas compartilhar essas dores com quem está passando pela mesma jornada.
Pensando nisso, a Cruzando Histórias convida você para um evento online no dia 26 de agosto sobre Carreira e Maternidade. Será uma roda de conversa para debater as barreiras visíveis e invisíveis enfrentadas pelas mulheres mães no mercado de trabalho.
Quer participar?
Faça sua inscrição. As vagas são limitadas: ch.org.br/maternidade




Comentários