top of page

Cruzando Histórias e Suvinil oferecem imersão para mulheres na maior fábrica de tinta da América Latina

Atualizado: há 1 dia

Cruzando Histórias e Suvinil oferecem imersão para mulheres na maior fábrica de tinta da América Latina

Em julho, a Cruzando Histórias, em parceria com a Suvinil, que é mantenedora da ONG, realizou uma imersão para as beneficiárias da Casa CH dentro do centro de treinamento da marca, na Demarchi, em São Bernardo do Campo. A visita, exclusiva para a nossa comunidade, teve como principal objetivo mostrar para as mulheres como colocar a mão na massa (ou melhor dizendo, nas tintas) na hora de reformar a casa.


Com especialistas de diversos setores, as beneficiárias puderam aprender na prática como é o processo de preparo e pintura de paredes. Ao longo do dia, elas descobriram como preparar uma superfície para receber os itens pré-pintura, os tipos de tinta mais indicados para cada cômodo ou área da casa (interna e externa) e as ferramentas apropriadas para o preparo da parede e aplicação da tinta. Parece que não, mas o tipo de rolo que você escolhe influencia diretamente na absorção e na qualidade da pintura.


Além de aprenderem como fazer aquela reforma por conta própria, as mulheres também puderam conhecer a fábrica onde acontece todo o processo de fabricação dos materiais vendidos pela Suvinil. Elas viram os enormes tanques onde a base das tintas é misturada, como acontece o processo de coloração do material e como é feita a embalagem dos produtos.


“A experiência completa foi incrível, me gerou um grande incentivo e foi muito esclarecedor, trazendo mais confiança para fazer algo que comecei, mas até então faltava um direcionamento pra colocar em prática. A equipe toda foi maravilhosa e eu amei tudo do início ao fim.“ Amanda Almeida Novaes. 

“Foi um dia muito agradável, fiz novas conexões com mulheres incríveis, com histórias parecidas com a minha, me senti incluída e acolhida por todos! Obrigada!“ Silvia Maria Adriana Terra 

Poder ver de dentro como funciona uma empresa com mais de 5 mil funcionários e que envia tinta para toda a América Latina definitivamente foi uma experiência que nenhuma de nós vai esquecer. E essa visita vai muito além de poder fazer uma reforma: é a abertura de um caminho para aquelas que talvez se interessem pelo ramo da pintura, mas ainda não investiram na profissão por ser uma área de predominância masculina.


A ação também dialoga com a jornada contra o assédio realizada pela Cruzando Histórias e pela Suvinil em 2024, reforçando o compromisso de ambas em criar ambientes seguros e inclusivos. De acordo com o nosso Relatório de Impacto, 63% das mulheres que participaram da imersão consideram trabalhar de forma autônoma na área de pintura ou fazer pequenos reparos/melhorias de ambientes.


Mesmo que minimamente, torcemos para que elas tenham percebido que tudo é possível para as mulheres, inclusive ingressar em um setor majoritariamente masculino. E nosso papel é justamente esse: inserir essas mulheres em todos os setores, porque podemos e temos que estar presentes em todos os espaços.



Se a sua empresa também quer promover imersões e vivências com foco na transformação social, entre em contato com a gente. Essa é uma possibilidade de ação que a Cruzando Histórias realiza com suas patrocinadoras e que pode transformar histórias dentro e fora do mercado de trabalho.


Baixe aqui o relatório de impacto da atividade:



bottom of page