top of page

Como a Mercedes-Benz uniu Responsabilidade Social com Diversidade e Inclusão em um projeto

A Mercedes-Benz é um dos grandes nomes no setor de montadoras. Em 2021, a empresa, fabricante de caminhões e ônibus, completou 65 anos em terras brasileiras. E para comemorar o marco a convidou a Cruzando Histórias para impactar a vida de 65 mulheres, ou melhor, despertar 65 estrelas.

O projeto Desperte sua Estrela é uma iniciativa inovadora, porque funde em uma única ação os nossos objetivos de Responsabilidade Social com Diversidade e Inclusão, que são pilares fundamentais da estratégia de ESG da Mercedes-Benz

Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação Corporativa da empresa.


A Mercedes-Benz e a Cruzando Histórias adaptaram o projeto Impulsione Sua Carreira à necessidade da montadora e juntas criaram o programa Desperte Sua Estrela.

Público-Alvo: Mulheres em desemprego e em maior vulnerabilidade social

Impacto local: A regiões escolhidas foram as próximas das fábricas Mercedes-Benz, como ABC Paulista (SP), Campinas (SP) e Juiz de Fora (MG).


As dificuldades da mulher no mercado de trabalho sempre foram evidentes, mas com a pandemia as portas se fecharam ainda mais. São milhares de mulheres sofrendo com a sobrecarga do cuidado familiar, ou mesmo em situação de violência doméstica, isoladas do mercado, muitas vezes só por ser mulher.

Bia Diniz, fundadora e presidente da ONG Cruzando Histórias.


desperte sua estrela

Etapas do programa:

  • Workshop com foco na melhoria de performance nos processos seletivos;

  • Oficinas de desenvolvimento pessoal e profissional.

  • Mentoria Coletiva, conversas com especialistas para desenvolver o perfil profissional.

  • Vitrine de Talentos, espaço virtual para que incluam suas histórias e histórico profissional, recebendo a visita de recrutadores.

  • Grupo exclusivo para vagas e networking;

  • Mentoria Coletiva e Talk RH;

  • Workshop Mercedes - Saúde Emocional;

  • Workshop Mercedes - Educação Financeira.


Voluntariado corporativo

Contamos com seis pessoas voluntárias do time de colaboradores da Mercedes-Benz, seis mulheres puderam mentorear, ouvir e dar dar dicas para as mulheres participantes.


 

valorização das histórias

Dê uma olhada no relato de Talita Vieira Rodrigues que foi uma das participantes do projeto: conheça um pouco mais sobre ela e qual a importância do Desperte sua Estrela na sua trajetória!


Relatório Completo



[Redes Sociais] Relatório de Impacto - DESPERTE SUA ESTRELA
.pdf
Download PDF • 3.53MB


Sobre a Cruzando Histórias


Sobre a Cruzando Histórias

A Cruzando Histórias é uma organização sem fins lucrativos que atua há mais 5 anos pela valorização e inclusão das mulheres no mercado de trabalho. Fundada pela empreendedora social Bia Diniz, que começou com um trabalho de escuta empática e contação de histórias de pessoas desempregadas em busca de recolocação no centro da cidade de São Paulo. Desde então, o sonho cresceu e se multiplicou. A organização já ofereceu assistência para mais de 8 mil mulheres em atendimentos presenciais e online, e ofereceu 2000 horas de orientação de carreira e apoio psicológico. Para mais informações, acesse: https://www.cruzandohistorias.org/



Assessoria de Imprensa e Comunicação: carolina@cruzandohistorias.org

bottom of page