top of page

Como ser forte o tempo todo...



Como aguentar as adversidades da carreira e da vida e ser forte o tempo todo?


Ser forte, resistente, ou pelo menos parecer, tem sido a principal preocupação de muitas mulheres durante anos — isso com certeza tem se agravado com a crise que estamos vivendo. Queremos ser as guerreiras que falam que somos nos comerciais e homenagens no dia das mulheres ou naquele ideal de mulher maravilha que consegue conciliar todos os âmbitos da vida pessoal e profissional. Afinal, demonstrar ter fraquezas parece ser um pecado.Sobretudo, no mundo corporativo que ainda se mostra pouco humanizado.


A questão ganha outros contornos quando nos deparamos com um setor ou ambiente de trabalho muito masculinizado. Em outras palavras, o machismo faz com que todos (inclusive homens) reprimam suas emoções e vulnerabilidade. E quem já conviveu em ambientes assim sabe como é difícil fingir estar tudo bem o tempo todo. A implosão (ou explosão) pode chegar em forma de burnout, depressão ou ansiedade.


A guerreira

O papel de guerreira pode não ser dado, mas imposto quando temos que assumir responsabilidades que demandam muito esforço, seja um cargo ou ser responsável financeiramente e/ou emocionalmente por uma família. Para nós, as outras pessoas esperam que sejamos verdadeiras fortalezas, mas nem sempre isso é a realidade e estar vulnerável não tem nada de errado.


Você PODE buscar ajuda

Estar vulnerável não é um demérito, mas querer parecer forte pode te afastar de encontrar uma solução. Você pode buscar ajuda profissional e/ou afetiva. E o mais importante: não existe uma régua de sofrimento. Não é porque um problema seu parece pequeno comparado com o de outra pessoa que o seu problema não existe.



Criando pontes

A Cruzando Histórias é uma organização da sociedade civil que escuta, acolhe e desenvolve pessoas que estão sem trabalho e renda. E pode te ajudar a mudar a sua história profissional ou empreendedora.





bottom of page