top of page

Pausa para relaxar: a importância do descanso na busca pela recolocação

Recentemente, falamos sobre a importância de se organizar enquanto se está na busca por uma recolocação (e mencionamos algumas ferramentas que podem contribuir com isso). No entanto, não basta somente se organizar, é preciso também se dar tempo para descansar e relaxar. Sabemos que, ao estar em uma situação de desemprego, fazer uma pausa pode trazer uma sensação ruim de não estar fazendo algo em prol dessa busca, mas, veja só, descansar também é uma maneira de se ajudar nessa procura!


Em artigo no LinkedIn, a psicóloga especializada em saúde mental, Letícia Rodrigues, aborda o impacto da pandemia na nossa maneira de trabalhar, a atuação em home office e, claro, a importância de descansar. Ela afirma que "nosso corpo é uma máquina perfeita, que junto a nossa mente, orquestra perfeitamente nossos compromissos, desejos e responsabilidades diariamente. A questão é que para que a sinfonia continue alinhada, precisamos de descanso e ao contrário do que a maioria possa pensar, isso não é negociável", explica.


Ou seja, descansar deve, sim, fazer parte da estratégia, afinal, não é possível ser funcional estando cansado. "O descanso é visto como improdutivo. Uma total perda de tempo. Entretanto, a quantidade de informações as quais somos submetidos diariamente e a velocidade em que as mudanças ocorrem, aceleraram a forma como levamos a vida e isso tem um preço", conta Letícia.


novas visões, novas oportunidades


Ao descansar, nos damos a chance de enxergar tudo por uma nova perspectiva. Às vezes, algo que você não tinha notado antes por conta do estresse pode ressurgir e ganhar atenção pelo simples motivo de você ter feito uma pausa. Na verdade, essas paradas são uma forma de permitir que pensemos por ângulos diferentes, encontrando soluções que nem sempre veríamos de outra maneira.


corpo descansado, mente focada


Não se permitir parar pode gerar consequências negativas tanto para a sua mente quanto para o seu corpo. Não se culpe nem exija excessivamente de você. Ninguém pode estar atuando pela recolocação 100% do tempo,especialmente se existem outros papéis a serem desempenhados no dia a dia, como o de mãe, por exemplo. Com uma mente tranquila e um corpo descansado, é possível pensar em novas estratégias, entender de que forma é possível investir em você mesma e o que está faltando para que a sua busca traga resultados efetivos.


Não restam dúvidas: descansar é essencial na sua busca por recolocação! Não há motivo para culpa, mulher! Você tem feito o seu melhor e ter alguns momentos de relaxamento são fundamentais para que seja possível continuar a sua jornada!


Commentaires


bottom of page