top of page

“Como o relacionamento pode afetar a sua carreira?”

Projeto EscutAção se une ao Projeto Ressignificadas para oferecer escuta qualificada para mulheres que estão com problemas na carreira por conta do relacionamento agressivo, físico, verbal e ou psicológico, principalmente após o isolamento social.

Aline Lima, em entrevista para Lígia Scalise “Pode ser que você esteja vivendo algo desconfortável no seu relacionamento e não saiba o que é ou pra quem contar. Talvez o convívio entre você e seu parceiro na quarentena esteja cada dia mais difícil, te deixando angustiada, preocupada e com medo. Talvez o peso da relação esteja afetando a sua autoestima, sua saúde e, também o seu desempenho no trabalho. Talvez você tenha percebido que algo não está legal, mas não sabe como resolver ou sair dessa situação. Talvez você tenha dificuldades de pedir ajuda, mas precisa conversar. Nós, Cruzando Histórias e Ressignificadas, unimos nossos projetos para te ouvir e te oferecer apoio.

Essa é a mensagem que o “EscutAção Ressignificadas” quer comunicar para as mulheres de todo Brasil. Esse projeto nasce no meio de uma pandemia mundial, pela necessidade de oferecer um espaço de escuta qualificada, online e gratuito, com psicólogas voluntárias, para as muitas brasileiras que estão sentindo como o relacionamento está influenciando negativamente suas carreiras, principalmente agora com o isolamento social. É preciso trazer a consciência de que violência doméstica é além da agressão física. A lei Maria da Penha estabelece as formas da violência doméstica contra a mulher como física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. E sabemos que muitas dessas violências são invisíveis, sutis, sem deixar provas. Muitas mulheres têm sua carreira, produtividade e performance no trabalho diretamente impactados pelo relacionamento tóxico sem saber disso.

Vou ilustrar com alguns exemplos: - Quando o seu parceiro diz que você não é boa suficiente para o seu trabalho. - Quando ele diz que sua opinião não é válida. - Quando ele te interrompe e te cala. - Quando ele reclama que você está trabalhando demais e faltando em casa. - Quando ele morre de ciúmes do seu chefe, dos seus colegas, de qualquer pessoa e pede para você se afastar. - Quando ele fuça no seu celular, e-mail, sem sua permissão. - Quando ele pede para você largar seu trabalho porque vai ser melhor para o relacionamento. A pergunta é: como ser uma profissional equilibrada se você, mulher, não está vivendo um relacionamento equilibrado? Não dá. Somos pessoas integrais, ou seja, quando algo não está bem, tudo é afetado. E é mesmo muito difícil ganhar consciência de como nosso relacionamento pode afetar nossa carreira. Tem também a vergonha, o medo de se expor, a mistura de sentimentos e a falta de clareza quando estamos emocionalmente envolvidas. Não temos a intenção de oferecer soluções e muito menos apontar o dedo para o que você está vivendo dentro de casa. Nós te oferecemos espaço para conversar, desabafar e dar voz às suas aflições e experiências. Queremos que você saiba que não está sozinha. Somos uma rede de apoio forte e disposta para te escutar. Vem conversar”. EscutAção Ressignificadas é um projeto da Cruzando Histórias com apoio de Aline Lima, gratuito, online, para mulheres de todo o Brasil. Para participar, basta acessar o site da Cruzando Histórias e preencher o formulário de inscrição. Uma das nossas psicólogas voluntárias vai entrar em contato para agendar a sua sessão online. E se você gostaria de entender mais sobre como o relacionamento pode influenciar na sua carreira, inscreva-se gratuitamente para a palestra da Aline Lima, dia 13 de maio, às 19h, na Semana da Carreira.


bottom of page