O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização que busca prevenir o suicídio. Criada em 2014, tem como objetivo principal alertar a população sobre a gravidade do suicídio, tanto no Brasil quanto no mundo, e promover ações para evitar que pessoas tirem suas próprias vidas.
Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), “suicídio pode ser definido como ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção seja a morte, de forma consciente e intencional, mesmo que ambivalente, usando um meio que ele acredita ser letal. Também fazem parte do que habitualmente chamamos de comportamento suicida: os pensamentos, os planos e a tentativa de suicídio.”
No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria aproximadamente 14 mil casos por ano, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia, a cada 45 minutos, temos uma vida perdida por suicídio no Brasil e a essas mortes temos outras 20 tentativas.
Um estudo da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) revelou que, entre 2000 e 2019, o uso de álcool e outras substâncias, além do homicídio, aumentaram o risco de suicídio entre homens. Para as mulheres, a desigualdade educacional foi o principal fator de risco. O desemprego, por sua vez, impactou ambos os sexos.
Essas estatísticas revelam a urgência de discussão sobre um tema que ainda é cercado de muito preconceito: a prevenção do suicídio.
Seja um ouvinte ativo: A Importância da Escuta Ativa no Setembro Amarelo
Imagine-se em um momento de profunda angústia. Alguém te ouviria sem julgar, oferecendo um ombro amigo?
Escutar ativamente significa muito mais do que apenas ouvir as palavras. Envolve estar presente. É demonstrar que você se importa e que está disposto a entender o que a outra pessoa está passando.
Para alguém que está passando por dificuldades emocionais ou psicológicas a escuta ativa permite uma conexão genuína entre quem fala e quem escuta, pode ser um ato de prevenção. Envolve ouvir com atenção, empatia e sem julgamentos, proporcionando um espaço seguro para que as pessoas possam compartilhar seus pensamentos e sentimentos.
Quando praticada, demonstramos que nos importamos verdadeiramente e que estamos dispostos a apoiar e entender. Isso pode encorajar a pessoa a falar sobre suas dores, um passo essencial para quem necessita buscar ajuda profissional e encontrar caminhos para lidar com a dor emocional.
Vamos nos esforçar para sermos melhores ouvintes, oferecer nosso tempo, nossa atenção e nosso coração. Às vezes, uma conversa pode salvar uma vida.
Como praticar a escuta ativa?
Mantenha contato visual: Demonstre interesse e atenção ao que a pessoa está dizendo.
Evite interrupções: Deixe a pessoa se expressar livremente, sem julgamentos.
Evitar dar conselhos: A menos que a pessoa peça especificamente, o foco deve ser na escuta e no apoio.
Faça perguntas abertas: Incentive a pessoa a se aprofundar em seus sentimentos e pensamentos.
Demonstre empatia: Coloque-se no lugar da outra pessoa e tente entender sua perspectiva.
Valide os sentimentos: Mostre que você compreende e aceita as emoções da pessoa.
Ofereça ajuda: Deixe claro que você está disposto a ajudar a pessoa a buscar apoio profissional, se necessário.
Lembre-se:
Não tenha medo de perguntar: Perguntar se alguém está pensando em se matar não aumenta o risco, mas demonstra sua preocupação e pode salvar uma vida.
Busque ajuda profissional: Se você perceber que não consegue lidar com a situação sozinho, procure um profissional de saúde mental.
Cuide de si mesmo: Ao cuidar dos outros, não se esqueça de cuidar de sua própria saúde mental.
➕Para se informar mais:
Encontre ajuda
Se você ou alguém que você conhece precisa de ajuda, entre em contato com o CVV (Centro de Valorização da Vida): 188.
Disponível 24 horas por telefone e no seguinte horário por chat: Dom - 17h à 01h, Seg a Qui - 09h à 01h, Sex - 15h às 23h, Sáb - 16h à 01h.
A Cruzando Histórias está pronta para te escutar
Na Cruzando Histórias, você encontra um ambiente seguro para falar sobre tudo o que te incomoda. Você pode contar com acolhimento psicológico. Desenvolva ferramentas para lidar com desafios e viva uma vida mais leve. Agende sua sessão gratuita agora mesmo!
Uma (1) sessão para mulheres desempregadas, sendo um (1) encontro individual e gratuito, com duração de 30 minutos online.
Comments