Diversidade, motivações e o impacto transformador da solidariedade
O Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto, celebra a solidariedade e o compromisso social dos brasileiros. Milhões de voluntários dedicam seu tempo e talentos para construir uma sociedade mais inclusiva e justa.
De acordo com a pesquisa mais atualizada, Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021, realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) em 2021, cerca de 57 milhões de pessoas no Brasil estão envolvidas em atividades voluntárias. A maioria desses voluntários atua em Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que, segundo levantamento do Mapa das Organizações da Sociedade Civil em 2023, apresentaram um aumento de 7,8% em relação às 815.677 organizações identificadas em 2021.
O trabalho voluntário no Brasil abrange uma ampla gama de atividades, sendo as mais comuns:
Educação: Oferecendo aulas particulares, atividades extracurriculares e projetos de alfabetização.
Saúde: Atuando em hospitais, clínicas e projetos de promoção da saúde.
Meio ambiente: Participando de projetos de limpeza de praias, reflorestamento e educação ambiental.
Assistência social: Trabalhando em abrigos, casas de apoio e projetos de combate à fome e à pobreza.
Direitos humanos: Defendendo os direitos de grupos vulneráveis, como mulheres, crianças, adolescentes, idosos e LGBTQIAPN+.
Cultura e artes: Organizando eventos culturais, oferecendo oficinas e promovendo a arte e a cultura.
A pesquisa do IDIS também aponta que voluntários brasileiros dedicam em média 18 horas mensais a essas atividades. Revela um perfil de voluntariado diversificado, com destaque para a participação feminina e para pessoas com maior nível de escolaridade. As principais motivações para o voluntariado são a vontade de contribuir para a sociedade, o desenvolvimento pessoal e o sentimento de pertencimento à comunidade.
Além de reconhecer a importância do Dia Nacional do Voluntariado é momento também para refletir sobre o impacto transformador que o voluntariado tem na sociedade, na vida das pessoas, nas comunidades e que ainda envolve pequenas ações do dia a dia que podem fazer uma grande diferença na vida de outras pessoas.
Voluntariado na Cruzando Histórias
Nós da Cruzando Histórias (CH) reconhecemos a importância dos voluntários, sem contribuição inestimável dos voluntários, do esforço de todos que por aqui passaram compartilhando conosco e com as mulheres por nós assistidas a bondade e compaixão humana, nosso trabalho não seria possível.
Em meio à pandemia, enquanto procurava oportunidades de voluntariado como psicóloga, me deparei com a Cruzando Histórias e com a Bia. Foi "amor à primeira vista".
Havia um formulário de inscrição. Preenchi o formulário, mas com pouca expectativa. "Imagina só, tudo o que acredito reunido em um só lugar: trabalho, mulheres, empregabilidade, histórias, escuta..." Para minha surpresa, fui chamada para atender em grupo no EscutAção. Já no primeiro contato, fiquei maravilhada com a organização da ONG. Havia treinamentos gravados, completos e detalhados. A cada passo, minha admiração só crescia.
Então surgiu a oportunidade de realizar acolhimentos individuais no EscutAção e não pensei duas vezes. Agora, com um e-mail corporativo e a ONG mais madura em seus níveis de ferramentas de gestão, minha foto até está no site! 🤩
A potência da Cruzando Histórias é indescritível!
Em um momento de profundo desgaste no trabalho, à beira de um burnout, quando faltava sentido, eram os acolhimentos da CH que me devolviam a motivação e o propósito.
No final de 2023, tive a oportunidade de conhecer a casa da CH em São Paulo/SP (moro em Belo Horizonte/MG). Foi uma experiência incrível, repleta de mulheres extraordinárias que fazem essa ONG ser o que é.
Obrigada por me permitirem fazer parte dessa história. Que bom que minha história cruzou (e segue cruzando) com a de vocês.
Quer fazer parte da nossa história? Seja uma voluntária Cruzando Histórias.
Siga a Cruzando Histórias nas redes sociais e fique por dentro das próximas ações!
Siga o nosso Instagram @cruzandohistorias
Acompanhe o nosso LinkedIn @cruzandohistorias
😍💜