top of page

Stand Up inicia treinamento em centros universitários de todo o Brasil contra o assédio nas ruas

A marca capacitou 1 milhão de pessoas no mundo todo e busca ampliar a iniciativa em universidades brasileiras, promovendo a conscientização e de bate sobre o assunto.

Stand UP - contra o assédio nas ruas

L’Oréal Paris acredita que todas as mulheres valem muito, por isso, a marca assume cada vez mais o compromisso de ampliar o número de pessoas impactadas com o Stand Up, programa de treinamento desenvolvido por L’Oréal Paris junto com a ONG Right To Be, que já impactou mais de 1 milhão de pessoas no mundo, escolhendo um novo espaço: o ambiente universitário. Segundo levantamento do Data Popular, as faculdades também são um ambiente opressor contra as mulheres, com ao menos 70% delas tendo relatado ter sofrido algum tipo de violência ali. Por isso, no Dia Internacional de Luta contra a Violência à Mulher (25), Stand Up, reforça sua importância em uma nova fase e firma parcerias com centros universitários ao redor do Brasil como UFPR, ESPM, Belas Artes, UTFPR, com objetivo de levar o combate ao assédio feminino para além das ruas e ampliar o debate sobre o assunto.


“Lançamos Stand Up no Brasil em 2021 e desde então procuramos espaços para ampliar essa conscientização e capacitação. A escolha de centros universitários para levar o treinamento foi muito assertiva, pois estamos retomando as atividades, onde muitos alunos iniciaram essa jornada acadêmica em isolamento, e agora a interação social se fez necessária e, mais do que munir as testemunhas contra um episódio desse, nós estamos dando visibilidade para as mulheres, que são as vítimas. Nosso treinamento explica, que o assédio nas ruas pode ser velado, podendo ser confundido com algumas atitudes que podem até parecer inocentes em um ambiente descontraído, como o universitário, mas esconde uma grande questão de gênero que tem raízes muito profundas. Nossa meta para o ano que vem é alcançar mais lugares e garantir que as mulheres se sintam seguras e confiantes para andar livremente em direção ao seu destino.”, afirma Laura Parkinson, diretora de L’Oréal Paris no Brasil.


O Stand Up de L’Oréal Paris e a ONG Cruzando Histórias ofereceram treinamentos online nos campus, com a duração de uma hora, os treinamentos têm o propósito de educar e empoderar para o enfrentamento do assédio com segurança. Para ampliar esse combate, um instituto de pesquisa especializado foi contratado para realizar uma pesquisa sobre o assédio feminino e os resultados da pesquisa serão divulgados em março de 2023, no dia da mulher.


A metodologia de intervenção proposta pelo Stand Up provou ser eficaz quando aplicada em universidades americanas, diminuindo em 17% os casos de violência sexual no local. Para garantir que todas as mulheres se sintam seguras e confiantes para andar livremente em direção ao seu destino, o programa Stand Up, de L’Oréal Paris, é pautado nos 5 D’s, um conjunto de ações comprovadas para o combate ao assédio: Distrair, forma indireta de desviar a atenção do que está acontecendo; Delegar, contar o que está acontecendo para alguém por perto ou alguma autoridade e perguntar se essa pessoa pode fazer algo a respeito; Documentar, fazer o registro para apoiar a vítima e perguntar o que ela quer fazer com a filmagem; Direcionar, falar diretamente com o assediador e pedir que ele deixe a vítima em paz; e Dialogar, conversar com a vítima e mostrar o apoio que ela precisa.

 

Notícia publicada no Diário Carioca em 25 de novembro de 2022.

bottom of page