top of page

Retrospectiva Cruzando Histórias

Atualizado: 10 de jan. de 2022

O que foi 2021 para a Cruzando Histórias?! Sem dúvidas, um período de muita transformação, oportunidades e aprendizados.


Nos reafirmamos como uma organização que escuta mulheres em desemprego e, a partir disso, desenvolve soluções para a reinserção delas no mercado de trabalho.


Utilizamos o EscutAção, nossa metodologia exclusiva, em todos os projetos, programas, ações e parcerias que desenvolvemos ao longo do ano. Escutar ativamente nossas mulheres todos os dias, foi fundamental para a inovação e assertividade das nossas propostas.


Te convido a conferir tudo o que rolou nesse ano excepcional, além de ficar por dentro das novidades que vem por aí.


Agradeço sua atenção, carinho e colaboração com a CH.


Um beijo e até o ano que vem!

Bia Diniz


 

PARA VOCÊ SABER MAIS SOBRE:

 

CH NA PANDEMIA: APOIO PARA MULHERES EM VULNERABILIDADE SOCIAL

A pandemia trouxe também uma nova frente para a Cruzando Histórias. Com o agravamento da fome e do desemprego no país pela Covid-19. 42% das atendidas pelo Cruzando Histórias passaram ou estão passando pelo desemprego ligado diretamente à pandemia.

Oferecer assistência às mulheres em maior vulnerabilidade social tornou-se uma realidade em 2021, graças às ações com a ACCIONA, Gerando Falcões e Colgate-Palmolive.


Duas mulheres e uma delas assinando a ficha.
6 mulheres exibindo o cartão vale-alimentação, entregue pela Cruzando Histórias


ACCIONA PELAS MÃES

Durante maio, a ACCIONA aproveitou o Dia das Mães, para promover uma ação interna. Em parceria com o Km Solidário, a empresa mobilizou seus colaboradores e transformaram quilômetros de atividade física em doações. Sessenta mulheres foram contempladas com cestas básicas digitais e auxílio internet, possibilitando conforto e também a permanência dessas mulheres no projeto Impulsione Sua Carreira da Cruzando Histórias.

AÇÃO CONTRA A FOME

Em agosto, a Cruzando Histórias promoveu a entrega de cartões alimentação, kits de higiene e cortes de cabelo para mulheres em situação de desemprego. A ação contou com o apoio da Gerando Falcões, da Colgate-Palmolive e do salão de cabeleireiro Cubo.



IMPULSIONE SUA CARREIRA

Em 2021, transformamos nossas soluções para mulheres em desemprego e criamos uma trilha única. Nasceu o Impulsione Sua Carreira, uma jornada que combina desenvolvimento pessoal, autoconhecimento, empregabilidade somado com o EscutAção.

Totalmente digital e com mentoria de carreira, o Impulsione Sua Carreira contou com parceiros como iFood, EDP, Novo Nordisk e Arkema. Ao todo, mais de 1.100 mulheres passaram pelas formações.

“Eu estava perdida, com a relação qual caminho tomar sobre minha área profissional e graças a esse projeto e essas pessoas incríveis e pude me abrir pra novas possibilidades. Coisas que eu nem imaginava que pudesse fazer, o Impulsione não é só recolocação profissional, é muito mais, nos leva ao autoconhecimento, a se comunicar melhor, a ver possibilidades que nem imaginamos que podemos alcançar. Sou muito grata por essa oportunidade e espero que muitas mulheres sejam agraciadas com esse projeto incrível!” Denise Perci de Souza


ESCUTAÇÃO

O EscutAção é o coração da Cruzando Histórias. Trata-se de uma sessão individual com escuta ativa, acolhimento e orientação de carreira para mulheres em desemprego. O atendimento é feito por uma pessoa voluntária treinada com a metodologia da Cruzando Histórias.

Atualmente o EscutAção acontece em parceria com empresas, oferecendo aos colaboradores a experiência do voluntariado corporativo. Oferecemos treinamentos em comunicação-não-violenta, escuta empática, acolhimento e orientação a mulher vítima de violência, além da gestão e supervisão especializada para garantir uma ótima experiência.

Reconhecimento!

Conquistamos, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, da cidade de São Paulo - SP! Na 4º Edição, o nosso projeto EscutAção foi selecionado na categoria Mulheres.

Ficamos muito felizes com esse reconhecimento!

Selo Municipal Direitos Humanos e Diversidade

MULHERES EM TECNOLOGIA, ENTRAR E PERMANECER

A área de tecnologia manteve um crescimento constante em 2021. Das vagas abertas remotamente, 20% foram para cargos de tecnologia, aponta o LinkedIn em estudo.


Apesar do cenário otimista, a realidade para as mulheres da área ainda não tem o mesmo tom. Estereótipos e preconceitos tornam a jornada da mulher mais turbulenta.


No Brasil, segundo pesquisa realizada pelo IBGE em 2020, apenas 20% dos profissionais que atuam no mercado de TI são mulheres. No mundo todo, o setor de tecnologia é um dos mais díspares no quesito equidade de gênero.


Empoderamento e letramento digital

Desenvolvemos o projeto WomanTech, em parceria com a Clicksign, que teve como objetivo promover o empoderamento digital. Em parceria com a Recode, ofertamos cursos combinados à aulas ao vivo, em Ferramentas Digitais, Tecnologias para o Futuro e Programação. O projeto também contou com orientação de carreira e psicoterapia breve, além de workshops e mentorias com profissionais Clicksign. O Woman Tech atendeu 36 mulheres e teve 36% de recolocação.


Gratidão é a palavra do meu momento, sentir este acolhimento e ter sido encorajada a seguir em frente me fez olhar melhor pro meu EU. Que Deus permaneça abençoando, cada um de vocês que fazem este trabalho lindo de EscutAção, as vezes só precisamos disso.” Fernanda Ferreira Gomides

Retomada ao mercado de trabalho

Não são só as mulheres sem experiência ou conhecimento em tecnologia que não conseguem uma oportunidade. Em parceria com a Amdocs, desenvolvemos o projeto Back to Work, focado em atualizar conhecimentos de mulheres que já tem formação ou vivência na área.

Online e gratuito e com carga horária de 28 horas, o Back to Work contou com workshop de empregabilidade online, seguido por uma etapa de acolhimento psicológico e mentorias de carreira, e webinares com o time de especialistas da Amdocs em habilidades-chave para profissionais de TI. Após 3 meses de conclusão, alcançamos 65% das mulheres recolocadas no mercado de trabalho!





JUNTAS CONTRA O ASSÉDIO NAS RUAS

Estamos juntas com a L’Oréal Paris no projeto StandUP contra a importunação sexual.

O StandUP é um programa de conscientização e treinamento antiassédio que vai ajudar as vítimas e testemunhas a enfrentar a importunação sexual.

A metodologia utilizada foi desenvolvida pela ONG Hollaback!, reconhecida por projetos e pesquisas ligados à temática, e já foi aplicada em muitos países.

Nós somos uma das quatros OSC certificadas a aplicar a metodologia no Brasil, e estamos oferecendo formações gratuitas para empresas, escolas e faculdades.

Se interessou? Escreva para parceria@cruzandohistorias.com.br


APOIO EM REDE

ELA PODE - Fortalecemos a nossa parceria com o Instituto Mulher Empreendedora. Workshops sobre empreendedorismo feminino com os temas Liderança, Vendas, Finanças, Estratégias de Comunicação, Inovação, Marca Pessoal, Redes de Relacionamento, Ferramentas Digitais, Administração do Tempo e Autoconhecimento com a facilitadora Bia Diniz, que recebeu 671 alunas nas formações Ela Pode de 2021.

EDTI - Escola de cursos de certificação em 6-sigma em parceria com a Cruzando Histórias, beneficiou 24 mulheres em certificação em Lean Six-Sigma.

O curso de certificação Lean Six-Sigma YELLOW BELT da Escola EDTI capacita as participantes a utilizar a metodologia Lean Six-Sigma e suas ferramentas para coordenação e execução de projetos de melhoria cujos objetivos são reduzir custos, melhorar a qualidade e aumentar a atratividade dos seus produtos e serviços.

LingoPass - Em 2021, a Cruzando Histórias participou do Empowering Talents da Lingopass. Dez jovens da nossa rede foram selecionadas para participar do programa para empoderar jovens talentos com aprendizagem da língua inglesa. Um diferencial para o mercado de trabalho.


WIS - Woman in Sales, Uma empresa formada por mulheres que tem como missão tornar a área de vendas B2B um lugar mais igualitário, empoderando e capacitando outras mulheres para atuarem na área comercial. Em uma parceria com a Cruzando Histórias, foi ao ar o Juntas em Vendas, um evento gratuito que atraiu cerca de mais 80 mulheres, para conhecer o mundo das vendas B2B (de empresa para empresa).


Gympass - Ação com foco em empregabilidade. O evento contou com uma palestra sobre a empresa e dicas de como se dar bem em entrevistas. Quatro mulheres da nossa rede foram selecionadas para vagas na empresa.


Palestras para empresas

Profissionais especializadas em temas relevantes, tocantes e transformadores para desenvolver e inspirar equipes. Empresas como Livelo, DHL, Colgate-Palmolive, Bamin, Dotz, OSF Digital e Votorantim Energia apoiaram a causa através das palestras. A renda é revertida para promover a empregabilidade feminina.




Carreira Delas com Vagas.com

Evento gratuito realizado pela VAGAS.com, foram debatidas as tendências do mercado de trabalho para mulheres. Raquel Tetti, Alice Salvo, Bia Diniz e Pamela Rafaela da Cruzando Histórias fizeram integraram o time de palestrantes.

Já são mais de 15mil views no Youtube, confira aqui.


CRIANDO CONEXÕES

Vitrine de Talentos

A Vitrine de Talentos é um banco totalmente gratuito para empresas e profissionais.

O diferencial é ser um banco que vai além do currículo e que valoriza a história de cada mulher. Com vídeo aula da Lígia Scalise, as mulheres são convidadas a resgatar e valorizar suas histórias. São mais de 60 histórias para você conhecer.



Nossos grupos de WhatsApp

Temos mais de mil mulheres nos nossos grupos. Por lá, divulgamos vagas, cursos, novidades e também fortalecemos o pertencimento. Através do estímulo ao networking.



mudanças internas

Em 2021 a Cruzando Histórias deixou de contar somente com a força do voluntariado, e conquistamos um time com 7 colaboradores. O voluntariado segue fundamental na gestão da CH, principalmente no corpo diretivo, jurídico e tecnologia. Entre nossos parceiros a experiência de voluntariado nos projetos ganhou destaque, e foi protagonista na captação de recursos, muitas empresas investiram na CH para oferecer a oportunidade de treinamento e vivência de seus colaboradores em nosso programa de voluntariado.


Buscando a profissionalização da nossa gestão, Bia Diniz participou a primeira turma da Academy for Women Entrepeuneurs Brasil, oferecida pela Consulado dos EUA e Grupo + Unidos. Ainda no primeiro semestre fomos aprovadas na aceleração social do Instituto Legado, e passamos por 6 meses de treinamentos focados no fortalecimento institucional.


Em 2021 a Cruzando Histórias contratou um importante reforço: a consultoria financeira da NextOne, empresa parceira da nossa assessoria contábil Ribas. Também conquistamos consultoria jurídica pró-bono do escritório Pinheiro Neto. Com esses suportes buscamos avançar no amadurecimento da nossa governança corporativa no próximo ano.

 

[O que vem em 2022] Fique ligada!

Casa CH

Em março, vamos abrir as portas da primeira Casa CH no coração de São Paulo, na rua com o maior número de agências de emprego do Brasil: a Barão de Itapetininga.

A Casa CH será um espaço de acolhimento psicológico, orientação de carreira, oportunidades de formação e inclusão digital com computadores e internet de qualidade disponíveis.

Algumas empresas já estão participando da abertura dessa porta, são elas: LSEG, Amdocs, RDC Viagens, Pcon e Ribas Contabilidade.

Conheça a proposta e apoie: https://www.casach.com.br/doe





Impulsione sua Carreira

Vamos oferecer mais de 240 vagas para o Impulsione sua Carreira!!!


Desperte sua Estrela: Junto com a Mercedes-Benz vamos selecionar 65 mulheres da região do ABC Paulista, Campinas (SP) e Juiz de Fora (MG) para um programa completo de capacitação a fim de que elas tenham as ferramentas necessárias para retomar suas vidas profissionais. O programa começa em janeiro.


EDP: Em março, vamos oferecer 30 vagas para mais um Impulsione sua Carreira em parceria com a EDP, empresa de energia elétrica. As outras edições foram um sucesso, alcançando 42% de recolocação profissional das quase 100 formadas.


Paulistanas: Serão 150 vagas para o Impulsione sua Carreira - Paulistanas. Essa edição especial será apenas para mulheres da cidade de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura de São Paulo.


EscutAção TCC

Em 2022, vamos oferecer apoio psicológico e orientação de carreira para 210 mulheres!!!

Pela campanha de financiamento coletivo Todo Cuidado Conta, uma parceria da Benfeitoria com o Grupo RaiaDrogasil, 536 pessoas se mobilizaram para financiar o EscutAção!


StandUP L'Oreal

Em parceria com a L’Oreal Paris, vamos treinar gratuitamente 15.000 pessoas na metodologia exclusiva da ONG americana Hollaback contra a importunação sexual.

Se o tema é interessante para as suas pessoas, fale com a gente: parceria@cruzandohistorias.com.br


OUTRAS PARCERIAS

Seguimos em captação de novas parceiras para viabilizar os atendimentos na Casa CH, e também estamos abertas para desenvolvimento de projetos e programas de cuidado e inclusão de mulheres no mercado de trabalho.

 

Conteúdos mais lidos no blog em 2021







Cruzando Histórias na Mídia






bottom of page